domingo, 6 de junho de 2010

Sonhando com o espaço...

Na última quinta-feira, dia 3 de junho, seis homens começaram uma simulação de como seria uma viagem a Marte. Eles vão ficar isolados por cerca de 520 dias numa cápsula construída num antigo estacionamento de Moscou, período suficiente para simular a viagem de ida e volta e ainda uma breve estada em solo marciano. Nenhum dos membros da equipe é astronauta: o propósito da simulação não é propriamente técnico, mas médico e psicológico. O que se quer é analisar como o corpo e a mente dos participantes reagirão a esse período isolados (o contato com o mundo externo será só por e-mail com atraso de 40 minutos, como aconteceria numa missão de verdade), contando com um número limitado de suprimentos. Não é a primeira vez que fazem uma simulação deste tipo, e nem sempre elas terminam bem. Uma delas, em 1999, terminou quando um participante russo tentou beijar à força uma colega canadense...

Para mais detalhes sobre a Mars500, veja a página da Agência Espacial Europeia, o site especial do Google e a página oficial do projeto. É pena que o blog oficial da missão esteja em russo... (via blog Só Ciência e jornais O Globo e Telegraph).

Ainda nesse clima "marciano", no mesmo dia em que a Mars500 tinha início, foi divulgada a nova música do projeto Symphony of Science (Sinfonia da Ciência), de John Boswell: The Case for Mars. O projeto divulga o conhecimento científico com remixes, botando gente como Carl Sagan e Stephen Hawking pra "cantar" suas ideias. Parece estranho, mas é divertido. Além desse vídeo novo (abaixo, em versão legendada em espanhol - o original sem legendas está aqui), vale a pena conferir The Glorious Dawn, que acaba de ganhar um Webby.



***

Enquanto procurava os links sobre a Mars500, me deparei com a notícia de que cientistas da NASA acreditam ter encontrado evidências de vida em Titã, uma das luas de Saturno. A pista é que esses "alienígenas" estariam consumindo hidrogênio e acetileno. Caso eles estejam corretos, seria uma forma de vida não-baseada em água, bem diferente da que temos aqui na Terra (via G1 e Telegraph).

***

Essas notícias todas só alimentam um dos meus sonhos mais antigos (e talvez o mais difícil de realizar): ir ao espaço. Quem sabe, daqui a uns 20, 30 anos é possível que já estejam em operação vôos comerciais para a Lua, né? Eu nem precisava de tanto (se bem que seria o máximo pisar na Lua e ver a Terra nascer de lá...), já me bastaria um passeio pela órbita da Terra, ver os oceanos, as nuvens, as luzes das cidades... Um dia eu vou estar lá em cima, vocês vão ver!

5 comentários:

Rafael Ruivo disse...

Ora ora, como é que tivemos tanto assunto sábado e não falamos de espaço? E olhe que quando você falou que era nerd eu ainda duvidei :-)
Bem, viajando um pouco na maionese, eu ainda tenho esperanças que uma eventual viagem a Marte seja facilitada por naves com propulsão nuclear. Sei que a idéia parece algo saído de um filme B dos anos 60 (quando tudo era "nuclear"), mas o potencial existe, e até onde eu sei os russos estão com um projeto encaminhado. Dá só uma olhada no "Projeto Orion", seria possível construir naves com 4 mil toneladas de carga útil!
Já sobre Titan, sei que existe a possibilidade de vida em Europa também (ali do lado, em Júpiter), mas nesse caso seriam organismos mais "tradicionais", baseados em água. Até alguém ir lá checar, entretanto, ´é só dedução...

Iara disse...

Propulsão nuclear parece uma ideia interessante (ainda que doida), mas o que me fascina mesmo é a ideia dos "veleiros solares". Além de tudo, seria uma espaçonave linda :) http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/brisa_solar_impele_veleiros_espaciais.html
É, eu já tinha ouvido falar na hipótese de vida em Europa... Quando é que vão mandar alguma sonda confirmar isso?
Duvidou que eu era nerd? Você ainda não viu nada :)

Rafael Ruivo disse...

Tem um episódio de Jornada nas Estrelas em que eles constroem um "veleiro solar" de um civilização antiga, e além de ser um ótimo episódio, é uma nave realmente espetacular. Curiosamente o autor desse artigo foi consultor nessa série.
O legal da propulsão nuclear é que a nave tem uma capacidade de carga assombrosa. Dá literalmente pra construir uma cidade em órbita da Lua, por exemplo, e enviá-la para Marte. Infelizmente nossa espécie ainda é imatura para lidar com a energia nuclear. Se existissem governos na pré-história, certamente teríamos tido tratados de não-proliferação do fogo...

Rafael Ruivo disse...

Achei o design do qual falei:
http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20080425014649/memoryalpha/en/images/5/5f/Bajoran_lightship_%28aft%29.jpg

Iara disse...

"Tratados de não-proliferação do fogo" é ótima :) Concordo que a gente poderia utilizar mais o potencial da energia nuclear, mas uma coisa capaz de aniquilar a vida na terra mais de uma vez tem que ser tratada com cuidado, mesmo.
Vi a foto, a nave ficou lindíssima! Será que esse design é prático? Será que vou poder fazer o tour "Veja a vida exótica das luas de Saturno" numa dessas?

Related Posts with Thumbnails
 
Creative Commons License
Notas de Pé de Iara VPS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.