domingo, 20 de julho de 2008

Eu vi: Anima Mundi

O Anima Mundi é um dos meus eventos favoritos, daqueles que faço de tudo para não deixar de ir (os outros são o Festival do Rio, a Bienal do Livro e a Folle Journée, mas sempre cabe mais um). Este ano, fui a 5 sessões, no Odeon, na Praça Animada e no Teatro II do CCBB. Sempre tem aqueles filmes meia-boca, e outros difíceis de acompanhar ou simplesmente incompreensíveis, mas as pérolas - e sempre há pérolas! - fazem tudo valer a pena. Dos filmes que vi, meus favoritos foram:


  • Puppet / Patrick Smith - A frase inicial, de Freud ("O masoquista cria uma entidade separada para alcançar um nível repulsivo de auto-flagelação") já diz tudo. No filme, um rapaz cria um fantoche que começa a atacá-lo.
  • At the Quinte Hotel / Bruce Alcock - At the Quinte Hotel é um poema de Al Purdy (saiba mais e leia aqui). A animação é viajante como o poema.
  • A-Z / Sally Arthur - a aventura da Sra. P, que passou semanas se perdendo em Londres para criar um guia de ruas. Filme cheio de charme.
  • El Empleo / Santiago Bou Grasso - Simplesmente genial: num mundo muito parecido com o nosso, pessoas servem de mesas, cabides, cadeiras, carros etc.
  • KJFG No. 5 / Alexei Alexeev - Outro filminho de gênio: na floresta, o urso (baixo), o coelho (percussão) e o lobo (vocal) montam uma banda. Mas o caçador vem aí...
  • De Zwemles / Danny de Vent - filme lindinho sobre uma criança em sua primeira aula de natação.
  • La Maison en Petits Cubes / Kunio Kato - um senhor viúvo relembra a vida com sua esposa, num mundo em que as águas não param de subir. Fofo!
  • Key Lime Pie / Trevor Jimenez - animação noir sobre um homem capaz de tudo por um pedaço de torta de lima (limão?). Nota 10!
Além desses curtas, todos em competição, vi uma sessão especial dedicada à obra do argentino Juan Pablo Zaramella. Vale a pena conferir o trabalho dele no site oficial. Na sessão foram exibidos El Desafío a la Muerte, sobre um faquir; El Guante, em que um homem é atormentado por uma luva; El Espejo Tiene 1000 Caras, com três vinhetas divertidas feitas para a Nickelodeon; Sexteens, um vídeo bem-humorado sobre educação sexual; Lapsus, as trapalhadas de uma freira entre a "luz" e as "trevas" (a personagem, que só faz repetir "Oh my God" em diferentes entonações, é hilária) e o lindinho Viaje a Marte, sobre um menino que é levado pelo avô para conhecer aquele planeta. O cara é ótimo!

Um comentário:

Bou disse...

que bueno que tuviste la oportunidad de ir al festival.
gracias por pasar por el blog y por los comentarios sobre el corto.
un saludo desde Argentina!

Related Posts with Thumbnails
 
Creative Commons License
Notas de Pé de Iara VPS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.