sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dica de Exposição - Propagandas de Cigarro

A exposição "Propagandas de Cigarro" na Caixa Cultural, é uma coleção de propagandas americanas das décadas de 1940-1950. Na época, já se suspeitava dos efeitos maléficos do tabagismo, mas a indústria do cigarro ainda apostava na propaganda como arma para conquistar adeptos. Estrelas como John Wayne, Frank Sinatra, bebês, noivas e até Papai Noel dão seu aval para cigarros "suaves" e "gentis para a garganta". Pesquisas (pseudo)científicas são citadas para confirmar os benefícios alardeados pelas marcas - uma alega ser "recomendada pelos dentistas" (um cigarro-colgate, quem diria?), cigarros medicinais são oferecidos a asmáticos acima de 6 anos de idade, e assim por diante. Tinha cigarro pra acalmar, pra animar, e até pra melhorar a digestão. Na contramão, a marca Old Gold se orgulhava justamente de estimular o fumo por prazer, sem apelar para "propriedades medicinais" do tabaco. A exposição, organizada pela universidade de Stanford, está em cartaz em versão reduzida até o dia 17 de janeiro. A versão completa pode ser conferida online a qualquer hora (em inglês) - você pode escolher entre ver as imagens por tema ou por marca.


As peças que mais me chamaram a atenção foram as que relacionam cigarro à dieta. A mocinha do cartaz acima dá a receita para uma silhueta esbelta: "Pegue um cigarro Lucky em vez de um doce"! As outras propagandas seguem a mesma linha: em vez de ceder à tentação de um doce, fume. Engraçado que, hoje, muita gente faz o caminho inverso: pra resistir à vontade de fumar, comem :-) O mundo dá voltas, e é sempre bom lembrar que o que é desejável, agradável e/ou aceitável hoje pode muito bem ser abominável amanhã...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
Creative Commons License
Notas de Pé de Iara VPS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.