domingo, 17 de janeiro de 2010

O dia em que os marcianos invadiram a Terra

Ontem, realizei um desejo antigo: ouvir a famigerada adaptação de rádio de Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, que Orson Welles (na época com 23 anos) levou ao ar no Halloween de 1938. Trata-se de um episódio especial do programa "Mercury Theatre on The Air" da rádio americana CBS, com roteiro adaptado por Howard Koch. A ação é transferida da Inglaterra para os EUA, com os alienígenas pousando numa localidade de Nova Jersey, Grovers Mill, que ficou famosa depois disso. A sacada de gênio é que a primeira parte do programa reproduzia um programa de rádio normal: a apresentação de uma orquestra é interrompida por flashes informando sobre estranhas explosões em Marte. À medida em que a invasão começa, o "noticiário" vai pulando de relato em relato: depoimentos de testemunhas, anúncios do governo e dos militares, especulações de cientistas, culminando com um locutor da CBS narrando a invasão de Nova York até sua (aparente) morte. Muitos dos ouvintes na época perderam o aviso dado no início do programa e levaram a sério a notícia da invasão marciana, o que gerou pânico em alguns lugares. A história ganhou a primeira página dos jornais, e Orson Welles ficou famoso.

Achei a parte final fraca em comparação com o início espetacular, mas vale a pena escutar a história. Para mim, que ouvi a notícia sobre a queda das Torres Gêmeas primeiro pelo rádio, não foi difícil entrar no clima e imaginar o quanto a narrativa deve ter aterrorizado os incautos...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
Creative Commons License
Notas de Pé de Iara VPS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.