domingo, 16 de março de 2008

Liberte seus livros!

Sábado, dia 15/03, participei do segundo encontro de um grupo de bookcrossers cariocas, na primeira Zona Oficial de BookCrossing do Rio de Janeiro. Foi muito divertido encontrar gente que gosta de livros tanto quanto ou mais do que eu (As fotos que tirei no encontro estão aqui).

O BookCrossing é um movimento que estimula as pessoas a "libertarem" seus livros, fazendo-os rodar o mundo. É só cadastrá-los no site, que dá um número de identificação para cada um (anote no livro, assim todo mundo pode acompanhar as andanças dele). Daí, é só escolher uma das muitas formas de liberação: organizar uma lista de amigos que lêem e passam para o próximo, mandá-lo como presente-surpresa para alguém, ou até mesmo deixá-lo "ao léu" em algum lugar. Para entender melhor, recomendo a FAQ ótima da Spiegel, do Rio Grande do Sul. Tem também a entrevista da Victoria-helena, crosser ativa de Sampa, na Rádio CBN.

As tais Zonas Oficiais ou Official BookCrossing Zones (OBCZ) são lugares em que um grupo de crossers deixa livros regularmente. São Paulo já tem uma, na Central das Artes, e a do Rio, criada por iniciativa da Criswolff, está no restaurante do Lunático Café e Cultura, pertinho do Jardim Botânico. O próximo encontro dos bookcrossers cariocas será em 12 de abril (a idéia é ter um todo 2° sábado do mês).

2 comentários:

Hernan disse...

Oi Iara!

Legal a idéia do bookcrossing. Se eu não fosse tão materialista e ciumento com os meus livros...

Legal também o seu blog. Vou adicionar na lista de amigos do meu blog, ok?

Se você é bibliófila vai gostar de conhecer o meu amigo Paulo Brabo. Aquilo come livros! Ele conhece de tudo, especialmente aquilo que ninguém conhece hehe.

O blog dele:

www.baciadasalmas.com

Um abraço

Iara disse...

Valeu, Hernan! O bookcrossing está me ajudando a superar esse ciúme de livros, mas é difícil. Me apego muito a eles.

Dei uma olhada na Bacia, achei interessante a série Teologia Narrativa. Vou dar uma lida com mais cuidado.

Related Posts with Thumbnails
 
Creative Commons License
Notas de Pé de Iara VPS é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.